Certamente já ouviu dizer que “o que não está online, não existe”. De fato, não basta ter um website, se não recebe visitas e não gera leads ou estar presente nas diferentes redes sociais, se não tem audiência e (mais importante ainda) não promove a interação com ela.

Para muitas empresas a gestão da comunicação digital ainda não é um assunto a que dêem muita importância. Porque implica tarefas específicas, domínio das plataformas, dedicação e tempo. E mesmo que tenham tudo isto, a visão externa e crítica de uma outra empresa especializada traz sempre inputs que de outra forma não existiriam na empresa ou marca. Uma das soluções passa, então, por subcontratar uma agência para a gestão da comunicação digital.

Apresentamos-lhe as principais razões para o fazer:

Tempo disponível

A comunicação digital, que passa pela criação e gestão de websites, gestão das redes sociais e respetivas comunidades, email marketing, publicidade em Google e Facebook, criação de conteúdos para os vários canais, exige tempo. Não é em meia hora de manhã e outra à tarde que conseguirá concluir as tarefas com a dedicação que o digital exige. Deve ter presente que neste universo, as plataformas estão disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana. Não há horário de abertura, nem de encerramento. A qualquer hora do dia um seguidor pode questioná-lo, o seu website pode ter um bug e a sua empresa vai querer estar lá para resolver a questão. Algumas plataformas, como, por exemplo, o Facebook, revelam, inclusive, o tempo que determinada página demora a responder aos seus seguidores. Além disso, por estar presente nas redes sociais (onde o seu público alvo também está), demonstra aos utilizadores que está disponível para uma interação mais ágil. Pelo menos, é isso que eles esperam da página da sua marca. 59% dos utilizadores de redes sociais nos EUA afirmam que o serviço ao cliente é mais eficaz através das redes, uma vez que vêem as suas questões respondidas e problemas solucionados. O segredo para a satisfação está, na maioria das vezes, na rapidez da resposta.

Numa agência de marketing digital, todas essas questões estão salvaguardadas. Há especialistas que estão disponíveis para representar a sua empresa e responder com prontidão aos seus seguidores.

Recursos e organização

Imagine o seguinte: num mês de menos trabalho consegue dedicar-se mais à comunicação digital, enviar uma newsletter semanal e publicar nas diferentes redes sociais diariamente. No mês seguinte, já não tem a mesma disponibilidade e não há qualquer sinal da sua empresa no online. Está a reconhecer o cenário? Não é boa prática. Apesar das tendências de marketing digital apontarem cada vez mais para a qualidade e não para a quantidade de conteúdos, deve procurar manter uma frequência regular de ações. Quase como um compromisso com os seus seguidores, que procuram informação de relevância e com coerência. Também no digital a comunicação deve ser regida pelas normas de identidade visual e tom de voz definidos pela sua marca.

O trabalho de uma agência passa por lhe apresentar um plano de comunicação digital, onde inclui, para o período que ficar definido, uma determinada frequência de ações online. Esse plano é pensado e desenhado com lógica e objetivos definidos. O cumprimento das normas ao nível do design e copy, quer na criação de conteúdos, quer na gestão de comunidades, está implícito.    

Quem é que sai a ganhar com esta organização de trabalho? A sua empresa e os seus clientes.

Formação

Acompanhar as atualizações das plataformas digitais é um verdadeiro desafio nos dias que correm. Praticamente todos os meses os algoritmos são alterados, as definições aperfeiçoadas e novas possibilidades de otimização implementadas. Estar a par de todas as mudanças requer dedicação e um autêntico interesse pelo funcionamento das plataformas. Se não o fizer diariamente, perde a linha condutora e quando der conta, tudo estará diferente.

O melhor lugar para encontrar profissionais especializados, completamente dedicados e atentos às últimas alterações das plataformas digitais, é numa agência de marketing digital. O trabalho diário e direto com estas ferramentas, permite-lhes um domínio exemplar. A comunicação da sua marca ou empresa pode beneficiar, assim, duma atualização contínua, no que respeita aos formatos em que ocorre.

Capacidade analítica

E de atuação. Mais do que criar e gerir, o segredo para o sucesso de campanhas no digital está na otimização. Monitorizar a evolução dos dados e implementar melhorias permite que os objetivos sejam atingidos mais rapidamente. Isto, implica, o tempo e a formação de que falámos nos pontos anteriores. As conclusões só surgem com um acompanhamento diário e atento dos dados. Esse é o trabalho que deve esperar da empresa a que subcontratar a gestão das suas ações de marketing e comunicação no digital. A equipa terá na sua posse todas as ferramentas e aptidões necessárias para descrever o caminho que percorreu e ajudá-lo a traçar os próximos passos para estratégia digital do seu negócio.

Ao subcontratar uma agência para a gestão do marketing digital da sua empresa, certifique-se de que:

  • Existe na agência uma equipa multidisciplinar, capaz de cumprir todas as premissas acima descritas;
  • Os objetivos gerais da empresa e específicos do departamento de comunicação são entendidos pela agência em questão;
  • A equipa com quem irá trabalhar tem, na sua posse, toda a informação relevante para a execução das suas funções.

Esta pode ser a chave do sucesso da estratégia digital da sua marca. Saiba mais, contacte-nos!