A internet trouxe consigo velocidade: hoje em dia é possível localizar qualquer informação em apenas um clique. Para além disso, a inovação tecnológica também proporciona mais rapidez nas relações interpessoais e nas empresas. É preciso estar em constante atualização para perceber quais são as novidades.
Dentro deste contexto, a comunicação digital segue a mesma velocidade de inovações: todos os dias um algoritmo é modificado, uma novidade surge e um novo assunto para ser acompanhado também. Estar conectado é estar com acesso a tudo que acontece em qualquer lugar do mundo.
Essa máxima é cada vez mais urgente nas empresas: não estar na internet, com um site responsivo, uma página no Facebook e, pelo menos, constar nas primeiras posições das buscas quando o cliente faz a procura por um produto e um serviço na Google, é um mau sinal, capaz de prejudicar as vendas e a notoriedade da empresa. É por isso que a Jellycode trabalha com inúmeros serviços em consultoria web, para oferecer aos clientes as melhores práticas nos diversos segmentos que a internet oferece.
Para as empresas que trabalham com tecnologia e comunicação, como é o caso da Jellycode, é mais do que necessário estar em conformidade com as novidades da área. Trabalhar com Consultoria Web requer muito estudo, investigação e atenção para as novidades que surgem diariamente.
É por isso que todos os colaboradores da agência são estimulados e encorajados a participarem de eventos, conferências e palestras: apesar de estarmos conectados às novidades, é mais do que importante termos eventos para trocarmos ideias com outros profissionais do sector.
No caso do Marketing Digital, a pergunta que sempre esteve na minha cabeça é: Quais são as boas práticas de digital que tem sido implementadas pelas grandes empresas em Portugal?
Foi pela procura dessa resposta que eu fui ao Think Conference 2018.
A segunda edição do evento ocorreu em Leiria nos dias 29 e 30 de Junho, no belo Teatro José Lúcio da Silva. A estrutura do evento e os oradores participantes foram, sem dúvida, o ponto alto da conferência: durante dois dias ouvimos e aprendemos com grandes profissionais como Pedro Arnault (Esporte Clube Benfica), João Moura (PSP), Judit Takács (El Corte Inglés), Mónica Serrano (Loreal Portugal), Paulo Gaspar (Grupo Lusialves) e Susana Coerver (Parfois).
Os temas abordados pelos participantes passaram de gestão de crise, posicionamento de marca, métricas de comunicação, otimização de processos e o uso do humor pelas empresas em redes sociais.
Algo muito importante de ser citado já neste primeiro artigo é que os consumidores estão cada vez mais atentos à comunicação das marcas e interagem melhor com empresas que são autênticas, que transmitem confiança, relevância e transparência. Aproveito essa afirmação para perguntar: a sua marca está de acordo com o que o seu público-alvo quer ver? Você sabe o que a sua audiência espera da sua comunicação?
Todos os palestrantes dominavam o tema que estavam a falar e isso me rendeu ótimos insights e ideias para serem aplicadas aos clientes da Jellycode. Creio que essa é a mais valia de encontros como o Think Conference: nos proporcionar ideias que precisavam apenas de uma fagulha externa para florescerem. A conexão humana é muito poderosa.
Por serem temas novos que mudam todos os anos, inseridos em um mercado em constante crescimento e expansão (principalmente em Portugal), é importante parar para ouvir o que as outras pessoas que estão no segmento digital tem a dizer. A escolha dos profissionais que estiveram na Think Conference foi essencial para que o evento fosse um sucesso.
Aproveito este artigo para felicitar publicamente aos profissionais responsáveis pela organização do evento. Todas as palestras cumpriram o horário programado, o local era muito confortável e os colaboradores estavam sempre muito dispostos e atenciosos. Eu e a Camila Silva, nossa Business Developer que me acompanhou nesta aventura, sentimo-nos em casa, tamanho carinho e receptividade dos profissionais envolvidos. O meu muito obrigada a todos!
Que tenhamos mais eventos como o Think Conference espalhados por Portugal, para que todos os profissionais da área possam, juntos, pensar, repensar, evoluir e trocar ideias.
Temos muito campo de atuação e, mais do que isso, podemos, todos juntos, colocar Portugal no mapa de inovações em Digital daqui a alguns anos.
No próximo artigo sobre o tema, vamos falar mais sobre algumas das palestras mais interessantes da Think Conference. Acompanhe as nossas redes sociais para saber mais!
Até a próxima!