António Sousa Rêgo
(freelance copywriter)

“TikTok is a threat to democracy” – Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.

Política, tecnologia, Big data, redes sociais e TikTok. O que fazer disto tudo?

António Sousa Rêgo
(freelance copywriter)

“TikTok is a threat to democracy” – Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.

Política, tecnologia, Big data, redes sociais e TikTok. O que fazer disto tudo?

Sempre existiram estruturas de poder. Os estados autoritários totalitaristas do século XX usavam os exércitos, as escolas e os media para vigiar, censurar, e controlar a população. Sempre foi conhecido o poder dos MEDIA. No século XXI temos o Social Media.

Afinal, qual é o poder das redes sociais? Estaremos nós a ser vigiados, censurados, e controlados a tempo inteiro por um estado soberano autoritário? Estaremos nós a viver na sociedade distópica que o George Orwell descreveu no seu célebre tríler 1984?

“Facebook is so pissed that TikTok is the one thing they can’t beat that they’ve turned to geopolitical arguments and lawmakers in Washington to fight their fight” disse um ex-colaboador (de alto escalão) do Facebook ao BuzzFeed. Estamos a assistir a uma disputa entre Facebook e Tik Tok, ou entre a CHINA e os EUA?

É importante dizer que o Facebook está bloqueado na China, e que a China não permite a utilização de outras aplicações norte-americanas como: Instagram, Twitter, Youtube e Google. É igualmente importante dizer que o TikTok já foi considerado pelo governo norte americano uma ameaça, e que foi banido dos smartphones adquiridos pelo governo para oficiais da marinha americana.

O porta-voz da marinha norte americana também já se pronunciou sobre este assunto, e disse existir uma potencial ameaça na aplicação. Qual é exatamente a ameaça que preocupa as forças armadas norte americanas? Qual é a preocupação do governo americano? Qual é o poder das REDES SOCIAIS?

Antes de responder a essas questões, vamos só falar no TikTok.

… É a sétima app mais descarregada desde 2010. TikTok é hoje a QUARTA maior rede social do mundo e tem 1.5 biliões de usuários mensais. Está presente em 155 países, sendo a maior representação na China (500M).

TikTok é uma aplicação para criar e compartilhar vídeos curtos. Surgiu a partir duma fusão com o Musical.ly, que era mais voltado para a música. Nesta nova combinação de vídeo e música, o TikTok ganhou o peso de rede social. O TikTok foi a terceira app mais descarregada do MUNDO em 2019 atrás de WhatsApp e Facebook Messenger. A app regista valores de crescimento exponenciais, e é a sétima app mais descarregada desde 2010. TikTok é hoje a QUARTA maior rede social do mundo e tem 1.5 biliões de usuários mensais. Está presente em 155 países, sendo a maior representação na China (500M).

Quais são as marcas que têm conta no TikTok?

NBA, The Washington Post, Guess, Calvin Klein, The San Diego Zoo, entre outras. Em Portugal? Marcas como TVI e Benfica têm conta no TikTok. A Havas Media já fez uma campanha utilizando o TikTok. A agência utilizou a rede social para comunicar a estreia do filme “Aladin” da Disney em Portugal. É sabido que todas as aplicações que utilizamos recolhem os nossos dados.

TikTok numbersQual o poder desses dados? Qual o poder das Redes Sociais?

Se há um sonho americano, também tinha que haver um pesadelo. Neste momento, o TikTok é o pesadelo Americano.

O escândalo do Cambridge Analytica comprovou que poderes como eleger um presidente, ou remover um país da União Europeia, não estão fora do alcance da influência das redes sociais. Durante esse escândalo, a empresa admitiu ter adquirido 5000 tipos de dados diferentes sobre 230M de eleitores Norte Americanos ao Facebook.

#‘The Great Hack’: Cambridge Analytica is just the tip of the iceberg” By Joe Westby, AI and Big Data Researcher, Amnesty Tech

Edward Snoweden

Facebook e Cambridge Analytica estiveram nas luzes da ribalta no palco deste escândalo, mas o investigador de Big Data Joe Westby chama a atenção para o facto de ser apenas a ponta do Iceberg. Existem mais empresas capazes de recolher, guardar, e analisar dados tão extensivamente que se tornam capazes de espiar, censurar, e controlar populações inteiras? Sim. Entre elas Amazon, IBM e Google. Não é uma novidade. Edward Snowden já tinha chamado a atenção para a forma como estes poderes têm sido utilizados.

Porque é que o TikTok é diferente? Porque o TikTok é uma aplicação Chinesa.

Se há um sonho americano, também tinha que haver um pesadelo.

Neste momento, o TikTok é o pesadelo Americano. Se por um lado Mark Zuckerberg, que vindo de origens humildes, se conseguiu tornar o quinto homem mais rico do mundo (concretizando assim o sonho americano) agora depara-se com uma realidade extremamente desconfortável. Zuckerberg não conseguiu comprar a app. Tentou criar uma app (Lasso) com as mesmas funcionalidades do TikTok, mas sem sucesso, e não consegue entrar no mercado chinês. Depois de falhar a compra, a entrada no mercado chinês, e tentativa de destruir a concorrência com uma ferramenta semelhante, Zuckerberg parte para uma retórica mais agressiva sobre a “liberdade de expressão”, valores de uma sociedade livre e justa, censura e encriptação de dados. Zuckerberg diz ainda que essas são as principais razões para não operar na china.

O TikTok é um pesadelo para o Facebook, e para os EUA.

Para o utilizador comum, o TikTok é uma app que combina música, vídeos de curta duração e sentido de humor, que não podia ser mais divertida e inofensiva. Para as agências de marketing digital, o TikTok é uma ferramenta que num futuro próximo pode ser utilizada para comunicar e anunciar. Para os empresários a app pode ser mais um canal de comunicação e vendas.

Não se deixe desatualizar, manipular nem controlar. Saiba quais são as últimas tendências, e mantenha-se informado sobre o sector tecnológico, sobre as redes sociais, e sobre as implicações mundiais e políticas destas alterações constantes.