Perfil Tânia Reis

Tânia Cavaleira Reis
– Marketing & Communication Specialist –

É possível ter um blog de sucesso em 2020? 7 dicas que o ajudarão!

Engane-se quem pensa que os blogs já deixaram de ter importância neste novo mundo digital. Apesar de terem passado quase 20 anos desde o boom, são publicados diariamente mais de 4 milhões de posts na blogoesfera.

O aparecimento de outras plataformas digitais, que carecem de menos tempo e dedicação, incentivou a migração de blogs para perfis em redes sociais. Estas têm um papel inquestionável no impulsionamento das marcas contudo os limites de caracteres e o design dos feeds podem comprometer o envio da mensagem.

Além de ser o local certo para opiniões, um blog é também a ferramenta ideal para empresas e marcas. Segundo a empresa #BlogHer, em 2019, mais de 80% dos consumidores online confiaram em opiniões de blogs. Neste artigo, deixamos-lhe algumas dicas para criar um blog de sucesso:

 

Domínio e Plataformas

Registar um domínio para o seu blog, não só tornará possível a monetização como também criará a primeira impressão aos futuros leitores. Após este registo é necessário escolher a plataforma onde alojará o seu blog. Ao comparar as diferentes opções (Blogger; WordPress; Sapo Blogs) tenha em conta os serviços de apoio, as funcionalidades e o acesso. Não se esqueça que esta plataforma será a “casa” do seu blog!

 

Consistência

Tanto em termos de frequência de publicações como nos temas tratados, é necessário que exista consistência nos conteúdos. Defina quantos posts pretende publicar por mês e siga essa regra. Caso tenha um blog pessoal, opte por ter apenas um autor pois isso tornará o seu conteúdo mais consistente em termos de escrita.

 

Público

Em qualquer área, é necessário definir o seu público-alvo para planear a sua estratégia de marketing. Os blogs não são diferentes e, por isso não queira agradar a gregos e troianos nesta sua nova plataforma. A sua página deverá pertencer apenas a uma categoria portanto, idealmente, defina aquela que se enquadra ao público que pretende alcançar.

 

Imagens 

Um artigo de blog deve-se fazer acompanhar sempre de imagens, não só para completar a linha de comunicação mas também para quebrar o olhar do texto. Invista em imagens clean e reais que captem a atenção do seu público. Pode utilizar bancos de imagens ou fazer o upload das suas próprias fotografias.

 

Títulos 

Não importa o quão bom é o conteúdo do seu blog pois se não tiver um bom título não terá o impacto pretendido. Um blog funciona como uma notícia de jornal onde os títulos devem ser verdadeiros iscos para chegar aos leitores. Crie títulos curtos mas que suscitem interesse a quem está a fazer scroll. Utilize as palavras-chave presentes no post, lance uma dúvida e afirme que tem a resposta. O título é a chave do sucesso de um post!

 

Criatividade e Interação

Mesmo que não seja um ÁS em configurações informáticas é muito fácil tornar o seu blog num lugar simpático e com uma boa aparência. Deverá passar a imagem correspondente ao seu negócio ou à categoria onde está inserido. É muito importante transmitir a ideia de que o seu blog é um espaço de confiança onde as pessoas poderão encontrar informações fidedignas. Interaja com os seus leitores e deixe-os fazer parte do seu blog: faça votações, peça sugestões de assuntos e responda sempre aos comentários.

 

Divulgar!

Seja em digital ou na vida real, divulgar é o segredo para o sucesso. Partilhe o seu blog com amigos, conhecidos e em páginas para esse fim como grupos de bloggers.

 

Para construir um blog de sucesso é preciso investir na qualidade do mesmo! Apesar dos blogs de lifestyle e moda terem mais tendência a conquistar o pódio, qualquer blog com qualidade terá sucesso… No mundo da blogoesfera é necessário insistir, persistir e não desistir.  Long live the blog!