“Mostra o teu feed e dir-te-ei quem és”- este é o provérbio dos nossos tempos!

 

Comparada a outras redes sociais, o Instagram é uma plataforma focada no conteúdo visual. Como empresa, nem sempre é fácil viralizar conteúdo no entanto, o feed do Instagram funciona como um cartão de visita por isso, deve ser o mais natural e profissional, de modo a aproximar a marcar do seu público. 

A taxa de alcance (engagement) no Instagram não depende do número de seguidores que uma página tem, mas depende do tipo de conteúdo que apresenta. Desta forma, é importante que defina bem a estratégia ideal para o seu negócio.

A legenda de uma publicação tem um papel decisivo no engagement que o seu conteúdo alcança por isso, deve estar relacionada com a fotografia da publicação e também com os interesses do seu público. Deve ser atrativa para que o conteúdo que publica receba mais destaque no novo algoritmo do Instagram. 

Relembramos que pode existir uma comunicação mais amigável mas sem perder a consciência de que está a lidar com os seus atuais e futuros clientes. 

Como criar descrições/legendas que alcancem potenciais clientes/seguidores? Nós damos-lhe algumas dicas:

 

1.Faça perguntas

Esta é uma das melhores formas para criar interação com o público alvo. Podem ser questões fechadas – de resposta “sim” ou “não”, como perguntas abertas – de opinião.

Desta forma, os seus seguidores terão vontade de comentar e, sempre que houver oportunidade, é importante que lhes responda, assim haverá uma maior relação com eles.

2.     Partilhe citações e curiosidades

As frases inspiracionais têm o poder de chegar a muitas pessoas pelo facto de que quem está a ler, identifica-se emocionalmente com este tipo de conteúdo. Desde que as frases estejam relacionadas com a sua área de negócio, é sempre uma boa opção de publicação.

Encoraje os seus seguidores a identificarem amigos nas publicações ou até a partilhar por mensagem privada, é uma boa forma de chegar a mais pessoas e estas conhecerem a marca.

3. Utilize Emojis apropriados à comunicação

Engane-se quem pensa que os emojis são coisa de criança! Eles têm o poder de demonstrar a entoação que estamos a utilizar numa frase, bem como a personalidade e o humor de quem está a escrever. No entanto, é importante estar consciente do tipo de comunicação que adoptou para que a sua mensagem não fuja ao segmento que definiu.

Estes elementos tornam a descrição mais atrativa para quem lê mas devem ser usados de forma consciente.

 

4. Caps Lock como Call to Action 

Não vamos exagerar nas letras maiúsculas mas podemos utilizá-las sempre que queremos fazer um call to action. Se tem alguma novidade ou uma oportunidade única, recorra ao Caps Lock para chamar a atenção dos seus seguidores.

5. Use hashtags de forma sábia

A utilização destas palavras-chave tem um papel fundamental na expansão do alcance do seu conteúdo. A escolha certa das hashtags permitem que a sua marca atraia uma audiência maior e mais segmentada para o seu tipo de negócio.

As publicações no Instagram com, pelo menos, uma hashtag tem, em média, mais 12,3% de engagement do que sem hashtags.

6. Invista no Storytelling 

As legendas permitem que os seguidores saibam mais sobre o seu negócio portanto, contar uma história é uma ótima estratégia para atrair o seu público. Ao fazê-lo, os seguidores ficarão mais curiosos acerca das próximas publicações da sua marca. Basta elaborar a sua história de forma curta, original e concisa.

7. Seja coerente e consistente 

Este pode ser o tópico mais importante a reter deste post. É imprescindível manter o mesmo “tom” de comunicação ao longo do feed e ser ativo nas publicações.

Quanto à comunicação, deverá ser simples, consistente e objetiva. O Instagram não é a rede social ideal para criar conteúdos muito longos.

Em relação à frequência com que publica conteúdo, nós sabemos que nem todos os dias temos inspiração por isso aconselhamos a planear as suas publicações antecipadamente.

 

Se não tiver vocação para criar conteúdos para as redes sociais, pode contar connosco. Temos especialistas prontos a traçar a estratégia ideal para o seu negócio e totalmente orientada para os resultados. Fazemos o planeamento bem como a produção de conteúdos e suportes visuais mais adequado à estratégia do seu negócio.